O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Logosofia

Mentira que eu nunca falei disso por aquiiiiiii! x.x



Bom, como diz ali embaixo do título do blog, Logosofia é como uma Filosofia... particularmente, uma técnica de ordem conceitual e prática para um 'amadurecimento pessoal'.

Eu defendo que todo mundo que tem um blog, ou um diário ou de alguma forma fala de si, suas ideias e experiências, pratica , na minha leiga opinião, logosofia. Quem tem posições sólidas a respeito de variados temas, principalmente os polêmicos, entende quão eficiente é desenvolver suas próprias ideias, organizá-las, questioná-las, corrigí-las... Isso é de um crescimento intelectual visível.

Por que entitular uma coisa tão simples, que várias pessoas praticam sem saberem?
Se você parar pra pensar, fazer isso é, também, logosofar.
Eu não sei exatamente o porquê, mas sempre gostei de fronteiras, definições, delimitações claras. Aquela coisa de planejamento, detalhismo... E a Logosofia tem sido pra mim uma ferramenta poderosa de reflexão. De auto-conclusões.

"A Logosofia estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida".


Ainda não vi em lugar algum, uma discrição da forma correta de praticá-la. Mas acho que apenas o pensamento, a reflexão corriqueira sem um registro não seriam em si a Logosofia.
Principalmente, acho extremamente válido que o desenvolvimento de uma ideia seja revisado passado um tempo considerável após a sua primeira aparição. Exemplo: Por diversas vezes falei do aborto. Desde que sou a favor, meus argumentos para tal posição só ficaram mais fortes. Se a princípio eu tivesse escrito um texto a respeito, hoje eu voltaria a esse texto e com certeza, veria grande inferioridade comparado ao meu pensamento hoje e saberia como e quanto eu cresci, podendo então analisar a forma do crescimento ocorrido.



Objetivos:
  • Evolução consciente do ser humano, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.
  • Conhecimento de si mesmo que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.
  • Integração do espírito, para que o ser humano possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.
  • Conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.
  • Edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.
  • Desenvolvimento e o domínio profundo das funções de, principalmente, pensar e de realizar.


Parece bem óbvio né?
Eu acho interessante a percepção desses efeitos. A maioria das pessoas tem uma opinião formada sobre tudo e eu gosto de, no meu caso, saber as origens e poder estar sempre evoluindo as construções dessas ideias. Isto sim, é outro fato: Essas ideias nunca ficam completamente formadas. A Logosofia é eterna;

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário