O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Logosofia

Mentira que eu nunca falei disso por aquiiiiiii! x.x



Bom, como diz ali embaixo do título do blog, Logosofia é como uma Filosofia... particularmente, uma técnica de ordem conceitual e prática para um 'amadurecimento pessoal'.

Eu defendo que todo mundo que tem um blog, ou um diário ou de alguma forma fala de si, suas ideias e experiências, pratica , na minha leiga opinião, logosofia. Quem tem posições sólidas a respeito de variados temas, principalmente os polêmicos, entende quão eficiente é desenvolver suas próprias ideias, organizá-las, questioná-las, corrigí-las... Isso é de um crescimento intelectual visível.

Por que entitular uma coisa tão simples, que várias pessoas praticam sem saberem?
Se você parar pra pensar, fazer isso é, também, logosofar.
Eu não sei exatamente o porquê, mas sempre gostei de fronteiras, definições, delimitações claras. Aquela coisa de planejamento, detalhismo... E a Logosofia tem sido pra mim uma ferramenta poderosa de reflexão. De auto-conclusões.

"A Logosofia estabelece que os pensamentos são autônomos e independentes da vontade individual, e que nascem e cumprem suas funções sob a influência de estados psíquicos ou morais, próprios ou de outrem. Tem como finalidade libertar as faculdades mentais das influências sugestivas, para que o indivíduo, pensando melhor, compreenda os verdadeiros objetivos da vida".


Ainda não vi em lugar algum, uma discrição da forma correta de praticá-la. Mas acho que apenas o pensamento, a reflexão corriqueira sem um registro não seriam em si a Logosofia.
Principalmente, acho extremamente válido que o desenvolvimento de uma ideia seja revisado passado um tempo considerável após a sua primeira aparição. Exemplo: Por diversas vezes falei do aborto. Desde que sou a favor, meus argumentos para tal posição só ficaram mais fortes. Se a princípio eu tivesse escrito um texto a respeito, hoje eu voltaria a esse texto e com certeza, veria grande inferioridade comparado ao meu pensamento hoje e saberia como e quanto eu cresci, podendo então analisar a forma do crescimento ocorrido.



Objetivos:
  • Evolução consciente do ser humano, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.
  • Conhecimento de si mesmo que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.
  • Integração do espírito, para que o ser humano possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.
  • Conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.
  • Edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.
  • Desenvolvimento e o domínio profundo das funções de, principalmente, pensar e de realizar.


Parece bem óbvio né?
Eu acho interessante a percepção desses efeitos. A maioria das pessoas tem uma opinião formada sobre tudo e eu gosto de, no meu caso, saber as origens e poder estar sempre evoluindo as construções dessas ideias. Isto sim, é outro fato: Essas ideias nunca ficam completamente formadas. A Logosofia é eterna;

-

Idealizar pessoas

; é uma sensação boa, mas sempre tem péssimos resultados.
E eu nunca deixo de fazê-lo.

Sei lá, ultimamente a realidade me tem sido tão sem graça que eu prefiro continuar vivendo com os meus fantasmas.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Minha Morte

Oi. Venho através desta expressar a minha indignação quanto à hipocrisia das pessoas em relação à morte.

Essa semana um cara lá da Gea morreu e a galera toda se mostrou imediatamente muito triste na net. O problema é que muitas dessas pessoas, assim como eu, tinham pouquíssimo contato com o cara. Ele já tava internado há umas 2 semanas, eu acho, e sábado teve morte cerebral. Nego colocando no face que "a saudade tava doendo demaais". - Opa! Péra ai féra; Vc soube da morte dele há 10 minutos. Sinto muito lhe informar que a sua saudade é psicológica porque eu duvido que o cara está de fato causando algum vazio na sua vida.

Eu, como uma psicodepressuicída, nunca tive medo da morte. Muito pelo contrário. aos 13, certo dia com um facão de cozinha na mão por hoooras, pensei seriamente em me matar pela primeira vez. E chorava horrores, não pelo sentimento de angústia, mas pelo ódio de não ter coragem de fazê-lo.
Mas não culpo as pessoas por esse medo doentio da morte. Eu só quero, através desse desabafo, fazê-las enxergar a minha de uma forma diferente.

A morte é a coisa MAIS NORMAL da vida. Saca só que piada é você poder tropeçar na escada, cair de cabeça e ter um traumatismo craniano. É ridículo virem me falar que o cigarro pode matar. Porque  se ele não me matar, só há 298478293687956252346478039583783653 outras possíveis formas de eu morrer.

Há de fato, pouquíssimas pessoas por quem eu choraria se morressem. E se eu morrer, sei que talvez serão os únicos a chorarem sinceramente e sentirem de verdade a minha falta.. E eu quero que ESTES não rezem por mim ou façam aquelas coisas chatas e melancôlicas de velórios, credo! DOEM todos os meus órgãos doáveis (minha família está ciente disso), e cremem o que sobrar. Mas se for muito caro, eu não vou me importar em ser enterrada - HAIUSHASIOUHASIOAUSHAOIUSH! E AAAH, não esqueçam de tocar 'In the arms of the angel' da Sarah Mclachlan na despedida do meu corpo (essa é a parte que todo mundo vai chorar! Mas em seguida toquem 'Highway to Hell' e sejam felizes! kkk Não, mas é sério. A morte não é nada. Eu sou tão despresível se comparada com as belas coisas que existem nesse planeta e que dão sentido às nossas vidas.. e à essas coisas sim, eu dou valor, mais do que a um carro, a 50 diplomas, mais do que a um emprego com salário de 8297492378982346754 dólares.. Eu valorizo o céu de Brasília todos os fins de tarde no ônibus voltando da facul. Eu valorizo as gargalhadas que a minha melhor amiga me faz dar a cada conversa, as piadas idotas do meu pai... E quando eu morrer, aah, quando eu morrer, eu espero ter feito cada minuto ter valido a pena. Porque matar aula de vez enquando, ouvir música por horas sem lembrar de nenhum problema, ir a shows sem ter como voltar e ver o sol nascer com os amigos como se não houvesse amanhã.. Isso sim, é viver. E a qualquer hora que vier, morte, és bem vinda. Fiz e faço de tudo o mais divertido possível. Olha eu ali no barquinho ó! *-*


 Mas é claro, quanto mais tarde vier, mais bem vinda será. Ainda sou escrava de certas ideias e preciso de tempo pra concretizá-las e ser, de fato, a pessoa mais feliz desse mundo!


Mas saindo um pouco do conto de fadas, xô ir ali na minha vida paralela terminar uma resenha crítica de Geografia Humana. Beijos,meliga!

- 17/10/11