O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento.

domingo, 19 de setembro de 2010

Logosofia minha de cada dia;



Me é necessário escrever, colocar em ordem e registrar certos pensamentos qe me ocorrem, para que seja feita com eficácia a reflexão, a autocrítica, a evolução mental.
Minha adolescência tem sido agitada: Choque de pensamentos; ideias a mil... cabeça e braços bem abertos às razões, à tudo que vem à mim fazendo algum sentido.

Esses dias havia filosofado sobre uma característica minha que às vezes é muito mal-vista. Minha indiferença quanto à fatos e pessoas, eu dizia, seria causada pela minha cautela; "Não é que eu não ligue, apenas uso um 'escudo protetor' para casos onde não há necessidade de ataque - manifesto. Às vezes pareço arrogante, mas raramente sou vítima", afirmara com orgulho. E então, poucos dias depois eu enxerguei a grande covardia que há nisso e, sinto necessidade de mudança.

Tento a todo custo evitar o sofrimento como algo que mais temo.
Meu pensamento desconfiado e preventivo demais originado de experiências traumáticas há tempos me fez ser assim, covarde. O foda é que uma coisa que era pra ser positiva cresceu demais aqui dentro e tornou-se uma doença.
Sei que no fundo é tudo psicológico; essa minha indiferença numa tentativa frustrada de demonstrar força é uma farsa. Eu sou uma farsa! A coragem, a ousadia e audácia que tanto prego e acredito são o que de menos tenho. Engraçado é que reconheço minha força; saberia contornar com facilidade situações que me fariam sofrer. Mas por que então não consigo ir em frente? Sinto vergonha de ser tal contradição... Um guerreiro seguro de si que não é derrotado por não lutar. Se é mesmo tão seguro de si, por que não luta? Maldito medo!
Dizem ser a glória e o fracasso extremos de algo mais importante: A tentativa. Teoricamente, é o fracassado então melhor que o covarde (aquele que não quis a glória por medo de não conseguir tê-la).
Quero abrir mão dessa barreira protetora que adquiri ao longo dessa adolescência conturbada, que me separa dos riscos da liberdade completa. Afinal, o que é a liberdade sem a coragem de usá-la?

Obg às pessoas que abriram meus olhos!

Quero a partir de então, lutar pelo que eu desejar sem medo das possíveis decepções e, que essas sejam sempre menores que minha mente e espírito. 

Sabedoria, coragem e força! - oração de cada dia.
"E mesmo que nada funcione eu estarei de pé, de queixo erguido..."

 

- Já bem dizia schopenhauer 


"Aniquilar as paixões e os desejos apenas para evitar sua estupidez e as desagradáveis consequências de sua estupidez, isso nos parece, hoje, apenas uma forma aguda de estupidez!"


 <3